Ouvidoria INSS [Saiba Tudo a Respeito✅]

ouvidoria inss 2020O INSS é um dos órgãos de maior importância no nosso país e diariamente são registradas reclamações e também solicitações de informações através da ouvidoria INSS. É por meio dessa ferramenta que os cidadãos podem contatar a Previdência Social e ter acesso a uma grande variedade de serviços.

Isso porque através dessa central a Previdência disponibiliza uma série de serviços que estão disponíveis para facilitar ainda mais a vida das pessoas. É por isso mesmo que é essencial estar bem informado sobre esses canais a fim de ter a assistência necessária quando for preciso.

Então, é por esse motivo que hoje vamos falar um pouco mais sobre a ouvidoria INSS e todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto, acompanhe.

 

Conhecendo o INSS 2020

O Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, é o órgão responsável por uma grande variedade de serviços que são prestados aos cidadãos no que diz respeito à benefícios sociais.

É por isso que a Previdência Social precisa ter um canal de comunicação, que se preste ao atendimento de toda a população.

Esse meio é conhecido como ouvidoria INSS e serve para que os cidadãos possam ter contato com a central de atendimento do órgão, com a possibilidade de tirar dúvidas, ter acesso a consultas e até mesmo fazer o registro de reclamações.

Como esse órgão atende brasileiros de todos os estados do país, não é incomum que haja algumas divergências quanto aos horários de atendimento e foi por isso que foi feita a criação de uma centra de atendimento totalmente aberta ao público.

Com isso, facilita muito ao órgão poder atender a todas as pessoas que estão dependendo dos seus serviços. Então, conheça quais os serviços que podem ser solicitados através da ouvidoria INSS:

  • Salário família
  • Consulta de Seguro Desemprego
  • Auxílio doença
  • Aposentadoria
  • Salário maternidade
  • Dúvidas sobre benefícios concedidos pelo INSS
  • Reclamações a respeito do funcionamento do INSS
  • Outros

Todos esses serviços podem ser acessados através da ouvidoria INSS para qualquer cidadão que deseje, lembrando que se faz necessário ter em mãos algum documento de identificação que poderá ser solicitado.

 

Como fazer uma reclamação na ouvidoria INSS?

Se você está querendo abrir uma queixa através do serviço de ouvidoria da Previdência Social, saiba que é muito simples e que esse canal foi criado para que os cidadãos se sintam mais confortáveis até mesmo para registrar queixas sobre o órgão.

Essa reclamações registradas podem ter relação com o atendimento recebido em agências do INSS, atraso na liberação de resultados e muitos outros.

Além disso é importante lembrar que ela está disponível tanto por meio online quanto por telefone. Então, veja como realizar a sua queixa logo a seguir:

  • Acesse o site do INSS na página de ouvidoria clicando aqui
  • Clique no botão amarelo que diz “Cadastrar ou consultar manifestação”
  • Você será direcionado para uma página na qual pode escolher o tema sobre o qual quer registrar uma queixa
  • Por fim, basta informar o motivo da sua reclamação e enviá-la para o sistema do órgão para que seja avaliada

Com esses passos simples você consegue realizar uma queixa de forma simples, prática e segura através dela.

 

Contatos da ouvidoria INSS

Se você ainda tem alguma dúvida e quer entrar em contato com a ouvidoria INSS, fique sabendo que existem duas formas de fazer isso, sendo que a primeira delas já foi explorada aqui, que é o site.

A segunda forma possível de falar com ouvidoria da previdência é através da central de atendimento telefônico, veja a seguir:

O mais importante é lembrar que a ligação para o INSS tem a cobrança no valor de ligação local, ou seja, não é um meio de contato gratuito.

 

Tempo de resposta da ouvidoria INSS

Pois bem, quando você registrar uma reclamação oficial para a ouvidoria do INSS, seja por meio de telefone ou mesmo pelo site, saiba que o órgão tem um prazo para dar uma resposta,

Esse prazo é de até 30 dias, que é o tempo para oferecer uma resposta correta ao cidadão, sendo que isso pode acontecer até antes.

No entanto, é importante lembrar também que caso o órgão necessite de mais tempo para conseguir dar uma resposta satisfatória para o cidadão, o prazo pode ser aumentado, sempre com a devida comunicação do mesmo.

O tempo extra pode ser de mais 30 dias, mas que só será válido e garantido caso haja uma justificativa para o mesmo. depois desse tempo, o cidadão já deverá receber uma resposta satisfatória para suas solicitações.

O mais importante de tudo é aproveitar esses meios para tirar dúvidas e fazer solicitações, pois a ouvidoria INSS ajuda a desafogar as centrais de atendimento presenciais, tornando o sistema mais prático e ágil.

Pronto, agora você já sabe mais sobre a ouvidoria INSS, como funciona e quais os serviços disponíveis através dela, aproveite!

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