Extrato INSS empresa✅[Saiba Tudo]

extrato inss empresa 2020O INSS é um fundo de seguro que serve para custear uma série de benefícios dos trabalhadores. Nesse sentido, é essencial que as empresas estejam sempre atentas ao pagamento dos funcionários, visto que isso é obrigatório. No entanto, se houver alguma dúvida nesse sentido, é possível tirar um extrato INSS empresa.

É fato que as empresas possuem um grande número de obrigações, incluindo o pagamento de impostos variados. No entanto, o mais importante deles que podemos citar é o pagamento do imposto do INSS patronal.

Isso porque o INSS patronal é aquela parte da contribuição feita pelas empresas em nome do funcionário como forma de pagamento do seguro social do mesmo. Então, para se informar e saber se está em dia com os deveres, veja a seguir um pouco mais sobre o extrato INSS empresa.

 

Conhecendo o INSS

Antes mesmo de já falarmos sobre o extrato INSS empresa, é sempre bom conhecer melhor o INSS e entender para que ele serve.

Pois bem, o Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido apenas como INSS, é o órgão que cuida dos benefícios previdenciários dos brasileiros contribuintes.

Através das contribuições arrecadas mensalmente, é formado um fundo que serve para o custeio de benefícios como:

  • Aposentadoria
  • Auxílio doença
  • Pensão
  • Auxílio acidente
  • Salário maternidade
  • Outros

Quando o benefício não é pago corretamente, a empresa pode ser seriamente penalizada e o empregado pode perder o acesso a esses benefícios, o que é algo muito ruim.

 

Alíquotas do INSS patronal

Quem tem empresa precisa estar bem informado a respeito das alíquotas de pagamento do INSS patronal a fim de evitar penalidades por pagar a menos, ou perder dinheiro por pagar a mais.

Esse cálculo deve levar em conta a folha de pagamento da empresa e também os gastos com outros serviços dos trabalhadoras, caso haja.

De uma forma geral, a alíquota é de 20% sobre o total das remunerações pagas.

O mas importante é ressaltar que as indenizações, restituições de capital de alguns funcionários e o salário família que alguns têm direito, não devem ser considerados nessa base de cálculo.

Mais do que isso, vale lembrar que desde 2015 alguns setores empresariais passaram a ter o direito de escolha da sua base de cálculos do INSS patronal, podendo decidir qual é a mais vantajosa para seu empreendimento, veja:

  • Construção civil e infraestrutura: alíquota de 4,5%
  • Transporte ferroviário, rodoviário e metroviário: alíquota de 2%
  • Empresas da área de imagem, jornalismo, som e radiodifusão: alíquota de 1,5%

 

Extrato INSS empresa

Para saber como fazer o cálculo do extrato INSS empresa, é essencial que se saiba qual a receita bruta da empresa em questão, junto com a folha de pagamento atualizada.

Não é possível dizer aqui um valor correto, visto que isso pode variar de uma empresa para a outra, lembrando que existem diferenças nas contribuições, conforme explicado no tópico anterior.

Sendo assim, se você é dono ou representante de uma empresa e precisa de um extrato INSS empresa para conferir as contribuições feitas pela instituição, fique sabendo que isso pode ser consultado diretamente no site da Receita Federal.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo e fazer a sua consulta de extrato INSS empresa:

  • Primeiramente, acesse o site da Receita Federal através do http://gps.receita.fazenda.gov.br/
  • Escolha se você vai acessar com CNPJ ou CEI
  • Insira o número do seu CNPJ ou CEI, conforme a escolha
  • Adicione o número verificador
  • Preencha com a competência desejada
  • Coloque a senha. Caso ainda não tenha, clique no botão que diz “Cadastrar senha” para concluir o processo
  • Depois, finalize clicando em “consulta”

Feito isso, você já terá o seu extrato INSS empresa na tela e pode realizar a impressão ou salvar ele no seu computador se desejar.

Tudo isso serve para que você possa avaliar se possui algum pagamento em aberto, podendo quitar seus débitos, regularizando a situação da empresa.

 

Como fazer o pagamento do INSS empresa?

Pois bem, agora que você já sabe como tirar o seu extrato INSS empresa, é interessante saber como fazer o pagamento do mesmo.

Pois bem, o pagamento do INSS patronal deve ser feito por meio da GPS, que é a Guia da Previdência Social. A emissão da mesma pode ser feita pela própria empresa, bem como o pagamento da guia.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, como emitir a guia ou fazer consultas, a dica é acessar diretamente o site da previdência, através do endereço http://receita.economia.gov.br.

O pagamento dessa guia pode ser feito diretamente no banco ou através da internet mesmo, no internet banking, bem como em casas lotéricas.

O mais importante é que a empresas sempre procure ficar em dia com o pagamento das suas obrigações, evitando penalidades para si mesma e também prejuízos para o trabalhador, que precisa dos pagamentos em dia para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o extrato INSS empresa, como fazer e como ficar em dia com ele!

Leave a Reply