Consultar Saldo FGTS 2021✅ [Saiba Tudo]

fgts 2021Dentre os muitos benefícios que os trabalhadores brasileiros possuem, muitos são de grande importância para cidadãos. Dessa forma, sabe como consultar saldo FGTS 2021 é algo que pode ser imprescindível em alguns momentos.

Mais do que isso, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é algo de extrema importância para um trabalhador, sendo essencial saber todos os detalhes de como consultá-lo, quando pode sacá-lo e etc.

Pensando justamente nisso é que hoje falaremos um pouco mais sobre como consultar saldo FGTS 2021 e outros detalhes importantes em relação a esse benefício, visto que o acesso a informações está cada vez mais fácil.

 

Entendendo o FGTS

Embora seja muito conhecido apenas por sua sigla, que é FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço funciona como uma forma de garantia que é dada aos trabalhadores que são contratados de maneira formal.

Assim, ele consiste em um valor que pode ser sacado sempre que o trabalhador for demitido sem que seja por justa causa.

O FGTS é formado por um depósito que as empresas fazem mensalmente no fundo do funcionário, lembrando que uma parte dele é automaticamente descontado do seu salário. Esse valor é o equivalente a 8% do total do salário e é recolhido pelo próprio empregador, que tem a obrigação legal de fazer esse deposito todos os meses.

Vale lembrar ainda que, de acordo com o tempo de trabalho, os depósitos que vão se acumulando no fundo do trabalhador também podem ser retirados em algum momento de necessidade, como é o caso de uma aquisição de imóveis ou outros momentos pontuais.

No entanto, de uma forma geral, esse valor acaba sendo mais comumente sacado quando o trabalhador recebe sua demissão sem ser por justa causa ou quando tem alguma doença que é considerada grave.

O fato é que independentemente da situação, o FGTS é de extrema importância para o trabalhador brasileiro, sendo essencial na vida de todos.

 

Como consultar saldo FGTS 2021

Não há a menor dúvida de que a tecnologia está melhorando cada vez mais o nosso dia a dia e tornando tudo mais prático. Uma dessas praticidades é a possibilidade de consultar saldo FGTS 2021 pela internet mesmo, sem sequer ter que sair de casa.

No site você poderá ter acesso ao seu saldo atual, as contribuições que já foram realizadas ao longo do ano no fundo do trabalhador e também ter acesso ao extrato, que é um documento muito importante e necessário em algumas situações.

Se você ainda prefere consultar saldo FGTS 2021 de uma forma mais analógica, existe a possibilidade de ir até uma agência da Caixa e solicitar atendimento presencial.

Isso porque a Caixa é o banco responsável pela administração desse pagamento e poderão oferecer o atendimento específico para essas consultas.

 

Como consultar saldo FGTS 2021 pela internet

Se você prefere que consultar saldo FGTS 2021 pela internet mesmo, que é a forma mais prática, basta seguir esses passos aqui:

  • Acesse o site oficial da Caixa na página de consultas, clicando aqui
  • Preencha as informações solicitadas no formulário de dados
  • Marque a opção de segurança que diz “Não sou um Robô”
  • Se esse for o seu primeiro acesso, clique na opção que diz “Cadastrar Senha”
  • Depois, volte para a tela de login e clique em “ok”

Lembre-se que, para fazer o seu acesso ao site da Caixa e consultar saldo FGTS 2021 será preciso preencher o seu número PIS. Caso você não saiba onde encontrar essa informação, fique sabendo que o seu PIS pode ser encontrado na página de informações pessoais da carteira de trabalho e também no seu extrato anual do FGTS, que todo trabalhador recebe em casa anualmente.

Caso você tenha alguma dúvida, ainda pode entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento da Caixa através do número 0800 726 0207.

 

Quem pode receber o FGTS

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como consultar saldo FGTS 2021, é interessante sabermos quem é que tem direito a esse benefício. Pois bem, como já foi explicado, podem ter acesso ao benefício todos aqueles trabalhadores que estão empregados sob o regime CLT, sendo que a formação do fundo começa assim que o contrato de trabalho é assinado.

Dessa forma, o Fundo de Garantia por tempo de serviço é considerada um direito do trabalhador e uma obrigação de todo empregador, que é o responsável por realizar os descontos e recolhimento dos valores para formação do fundo.

Mais do que isso, o Fundo de Garantia também é um direito de:

  • Atletas profissionais
  • Trabalhadores do setor rural
  • Empregados Domésticos
  • Trabalhadores contratados em situação temporária
  • Trabalhadores contratados em ocasião sazonal
  • Trabalhadores intermitentes
  • Trabalhadores com funções avulsas

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como consultar saldo FGTS 2021 e como ter acesso a outras informações referentes a esse benefício, aproveite.

 

 

 

 

Leave a Reply