Aposentadoria INSS Por Idade 2021✅

saiba mais sobre a aposentoria inss 2021Todo mundo sabe que, recentemente, o Brasil passou por uma Reforma da Previdência. Com isso, algumas coisas mudaram e é por isso que aumentou a quantidade de dúvidas a respeito da aposentadoria INSS por idade 2021.

Embora ainda tenhamos uma idade mínima definida para homens e mulheres, quem está em vias de se aposentar pode entrar em algumas das novas regras de transição, que possui exigências diferentes.

É por isso mesmo que hoje vamos falar um pouco mais sobre a aposentadoria INSS por idade 2021, o que muda, as novas regras e como se adaptar a essa nova realidade do país, acompanhe a seguir.

 

Aposentadoria INSS por idade 2021

A primeira coisa que precisa ser dita é que, ao todo, são 5 regras para a aposentadoria por idade do INSS, mas 3 delas sofreram mudanças da nova reforma da previdência.

Pois bem, para entender melhor, anteriormente, os requisitos para a aposentadoria por idade no INSS eram os seguintes:

  • Para homens: ter 65 anos de idade
  • Para mulheres: ter 60 anos de idade

Mais do que isso, somente completar essa díade não era o suficiente para que se pudesse requerer o benefício. Isso quer dizer que além de completar a idade citada acima, o cidadão ainda deveria cumprir um segundo requisito, que é o cumprimento de, ao menos, 180 meses de contribuição para a Previdência Social, o que equivale a 15 anos.

Esse é um período chamado de carência do INSS.

No entanto, para quem completou a idade de aposentadoria antes do ano de 2011 não precisa cumprir esse tempo de contribuição e sim um tempo menos. Assim, é possível obter informações sobre a quantidade de meses de contribuição para requerer a aposentadoria urbana por idade acessando a tabela de carência do INSS.

 

Aposentadoria INSS por idade 2021 (depois da Reforma da Previdência)

Com a realização e implementação da Reforma da Previdência, os requisitos para a aposentadoria por idade mudaram, tanto no que diz respeito à carência quanto no que diz respeito à idade mínima.

Dessa forma, desde que entrou em vigor a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), no dia 12 e novembro de 2019, as regras passaram a ser as seguintes:

  • Para mulheres: ter 62 anos de idade e ter contribuído por, ao menos, 15 anos
  • Para homens: ter 65 anos de idade e ter contribuído por, ao menos, 15 a 20 anos

Você pode estar se perguntando por que motivo a carência para os homens foi definida entre 15 ou 20 anos. Pois bem, a razão é que a reforma previu que os homens que já eram segurados do INSS antes da validação da PEC continuariam com a regra dos 15 anos de contribuição como carência.

Já para os que passaram a ser segurados do INSS depois da promulgação da PEC, vai precisar de 5 anos a mais de contribuição, totalizando uma carência de 20 anos para poder requerer a aposentadoria por idade.

 

Regras de transição na aposentadoria INSS por idade 2021 para mulheres

De uma forma geral, analisando as novas medidas propostas na PEC da Reforma da Previdência, as mulheres foram as mais prejudicadas no caso da aposentadoria por idade.

Isso porque, se antes, a idade mínima para requerer a aposentadoria era de 60 anos, agora a terão um acréscimo de 2 anos, tendo que esperar até os 22 para isso.

No entanto, a Reforma da Previdência atuou prevendo uma regra de transição para esses casos. O objetivo é não causar um prejuízo tão grande para as mulheres que já estavam prestes a completar 60 anos de idade.

A regra de transição funciona de uma forma bem simples: a partir do ano de 2020, haverá um acréscimo de 6 meses da idade. Embora pareça algo um tanto confuso, vamos ver essa tabela para esclarecer melhor:

  • Aniversário da mulher após 01/01/2020: o tempo exigido para requerer o benefício por idade é de 60 anos e 6 meses
  • Aniversário da mulher após 01/01/2021: o tempo exigido para requerer o benefício por idade é de 61 anos
  • Aniversário da mulher após 01/01/2022: o tempo exigido para requerer o benefício por idade é de 61 anos e seis meses
  • Aniversário da mulher após 01/01/2023: o tempo exigido para requerer o benefício por idade é de 62 anos

Para ficar ainda mais claro, vamos supor que Maria tinha 59 anos de idade em outubro de 2019 e vai fazer 60 anos em fevereiro de 2020. Segundo a regra de transição, para que a Maria consiga se aposentar em 2020, ela terá que ter comprido 60 anos e 6 meses de idade.

Dessa forma, ela estará cumprindo todos os requisitos da aposentadoria INSS por idade 2021 e já poderá requer e dar entrada no benefício.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a aposentadoria INSS por idade 2021 e já sabe o que precisa para poder solicitar esse benefício para a Previdência social.

 

Leave a Reply