Extrato de pagamento INSS[como obter]

Extrato de pagamento do INSS  – Nos dias de hoje é enorme o número de brasileiros que estão recebendo algum tipo de benefício do INSS e entre os mais comuns temos as aposentadorias, tais como a por tempo de contribuição, a por idade e por invalidez, além da pensão por morte.

Com o crescimento desse número de beneficiários e para facilitar d vida de ambas partes, o INSS está se modernizando e oferecendo a possibilidade de fazer a consulta de informações através do site.

Uma dessas funcionalidades disponíveis é a consulta do extrato de pagamento do INSS. Então, para que seja possível controlar os dados de pagamento, descontos e fazer comprovações, é muito importante saber como emitir seus extrato do INSS e é justamente sobre isso que falaremos hoje.

extrato de pagamento inss 2020

 

Mas antes, o que é o extrato de pagamento do INSS?

Para quem não sabe, o extrato do INSS nada mais é do que um relatório disponibilizado pelo INSS por meio da internet ou de uma agência da Previdência Social.

Nele você pode conferir diversas informações relacionadas ao seu benefício.

Nesse extrato também pode ser consultada a situação de um determinado benefício, a data de pagamento do mesmo, o histórico de pagamentos já realizados em benefícios, o calendário de pagamento deles e muitos outros detalhes.

Para que seja possível fazer o controle dos seus benefícios e ainda realizar comprovações, como é o caso da comprovação de renda, esse tipo de recurso é excelente, pois possibilita que você consiga emitir ele rapidamente, de forma simples e descomplicada.

Tudo isso sem ter que ir até uma agência, sem ter que pegar filas e sem ter que esperar horas.

 

Afinal, como obter o extrato de pagamento do INSS

Pois bem, uma das principais formas de ter acesso a ele é através de internet mesmo, sendo uma maneira muito prática e simples.

Esse extrato pode ser consultado, por exemplo, pelo site do Meu INSS, que tem uma grande variedade de informações a respeito do contribuinte. Então, veja os passos para fazer a consulta do extrato de pagamento do INSS:

  • Comece acessando o Portal Meu INSS, através do endereço www.meu.inss.gov.br
  • Em seguida, selecione a opção “login”, que fica no canto superior direito
  • Caso não tenha cadastro, será preciso realizar o seu, clicando na opção “Cadastre-se”. Informe os dados solicitados, crie uma senha com, no mínimo, 9 caracteres, uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  • Caso você já tenha cadastro, basta informar o seu CPF e senha para completar o acesso.
  • Ao acessar o sistema, aparecerá uma grande variedade de opções na tela e você só precisa escolher a opção “extrato de pagamento de Benefício”, que fica do clado esquerdo da página.

Clicando nessa opção, o extrato aparecerá na sua tela e tudo o que você precisa fazer é emitir o documento para poder usá-lo para a finalidade que desejar.

Uma outra opção para conseguir o seu extrato de pagamento do INSS é de forma presencial mesmo, ou seja, indo até um posto do INSS, mas para isso, é preciso fazer o agendamento prévio, veja como:

  • Comece acessando o Portal Meu INSS, através do endereço www.meu.inss.gov.br
  • Informe os dados solicitados, clique na opção “não sou um robô” e depois selecione a opção “continuar sem login”
  • Em seguida, clique em “novo requerimento” e, no campo “Pesquisar” digite a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado

Depois, basta comparecer a uma agência do INSS no dia e hora marcados, sempre levando a documentação necessária para solicitar o seu extrato de pagamento do INSS.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer a consulta do extrato de pagamento do INSS e já pode usufruir dessa facilidade.

Leave a Reply