Consulta benefício INSS [Pelo CPF e como fazer]

Consulta beneficioMuito antes de a internet se popularizar como hoje, o INSS era um sinônimo de imensas filas e muita espera, sendo necessário ir até um dos postos para conseguir atendimento. O que muita gente não sabe é que isso mudou e agora é possível fazer a consulta benefício INSS por meio da internet mesmo.

O fato é que a internet está facilitando cada vez mais o nosso dia a dia e quase tudo pode ser feito em apenas alguns minutos, do conforto do seu lar.

Um ótimo exemplo disso é a consulta benefício INSS, que pode ser feita em apenas alguns cliques do seu smartphone, tablet ou celular. Então, se você está mesmo interessado em saber um pouco mais sobre esse tema, é só continuar lendo e ver todos os detalhes.

 

Consulta benefício INSS

Não é novidade para ninguém que o INSS tem se informatizado e se digitalizado nos últimos anos. Com isso, agora muitos dos serviços que antes só poderia sem acompanhados presencialmente em agências já estão disponíveis para uma consulta .

O melhor de tudo é que essa consulta serve para uma grande variedade de benefícios, tal como aposentadoria e as Leis Orgânicas de Assistência Social (LOAS).

Isso porque não é incomum que um cidadão queira saber como está o andamento e a situação do seu benefício antes de ter que ir até uma agência bancária para então fazer o saque.

De uma forma geral, podemos dizer que a consulta benefício INSS se resume ao seguinte:

  • Acessar o portal ou plataforma do MEU INSS, clicando aqui ou acessando a loja de aplicativos do seu smartphone.
  • Clicar no botão “Consultar Benefício” na página oficial do INSS
  • Preencher os dados solicitados no formulário, tais como Número do Benefício, data de nascimento, nome completo e CPF.
  • Finalizando o preenchimento do formulário, basta clicar na opção “Consultar”

Pronto, feito isso todos dados a respeito dos seus benefícios deverão aparecer na tela, com a possibilidade de navegar pelo portal e fazer outras consultas.

 

Consulta benefício INSS usando o CPF

Uma outra forma de fazer uma consulta benefício INSS é usando o seu Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF.

Esse é um procedimento bastante requisitado por quem esqueceu sua senha numérica relacionada ao NIS (Número de Inscrição Social) ou ao PIS/PASEP.

O que você precisa saber é que a consulta  usando o CPF é algo muito simples. Para isso, o que você precisa saber é que a consulta do seu benefício do INSS será feita por meio de contato telefônico.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Ligue para a Central de Atendimento do INSS através do número 135
  • Informe o seu CPF ao atendente, bem como outros dados pessoais que possam ser solicitados

Pronto, fornecendo as informações solicitadas pelo atendente ele já conseguirá acessar a situação dos seus benefícios e passar informações a respeito deles.

Caso você tenha esquecido o seu número do NIT (número de Inscrição do Trabalhador), que é indispensável para fazer a consulta pela internet, o beneficiário ainda poderá recorrer a outros método métodos para conseguir esse número, tais como:

  • Número impresso no cartão Bolsa Família
  • Ir até uma agência de atendimento do INSS mais próxima de você
  • Ligar para o número 135, que é a Central de Atendimento da Previdência e solicitar ao atendente
  • Olhar na sua carteira de trabalho, nas primeiras páginas, que é onde se encontram as informações sobre o trabalhador.

Seguindo esses passos simples você conseguirá o seu número de NIT e poderá fazer a consulta benefício INSS através da internet mesmo, que é a forma mais prática de todas.

 

Consulta benefício INSS em andamento

Uma outra funcionalidade muito procurada é a consulta benefício INSS em andamento. É fato que há um tempo atrás, os contribuintes só conseguiriam essa consulta indo até uma agência, retirando senha e aguardando atendimento que, na maioria das vezes, era bem demorado.

No entanto, agora, tudo o que você precisa fazer é usar a internet, sem sair de casa, usando apenas um dispositivo que tenha conexão com a rede.

Então, veja os passos para fazer uma consulta  em andamento pela internet mesmo:

  • Acesse o portal oficial do INSS
  • Vá na área de “Consulta de Situação de Benefício”
  • Nessa página, selecione a opção “Acompanhar pedido”
  • Nesse momento você será redirecionado para a página oficial do “Meu INSS”, que é a responsável por reunir todos os serviços digitais da Previdência Social
  • Por fim, basta você informar alguns dados, tais como nome completo, data de nascimento e CPF
  • Quando terminar o preenchimento, confira os dados e clique na opção “Não sou um Robô”

Pronto, seguindo esses passos simples você conseguirá fazer uma consulta benefício INSS em andamento e ficar por dentro do status da sua solicitação.

Então pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a consulta benefício INSS e como fazer para acompanhar de perto seus benefícios!

 

 

Leave a Reply